Paróquia do Torrão

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADSTB/PRQ/PASL04
Title type
Atribuído
Date range
1614-12-18 Date is certain to 1911-04-29 Date is certain
Dimension and support
348 liv., 1 mç; pergaminho, papel
Biography or history
Paróquia de Nossa Senhora da Assunção, Torrão, diocese de Évora. Priorato e comenda da Ordem de São Tiago. Pertenceu ao concelho de Alvito, tendo passado para Alcácer do Sal por decreto de 03/04/1871. D. Manuel deu-lhe foral, em Lisboa, a 20 de Novembro de 1512. É composta dos seguintes lugares e casais: Amendoeira, Amendoeirinha, Bom Retiro, Caliços, Casas Novas, Cortes da Venda, Cortes de Pessanha, Cortes Queridas, Couvelo à Estrada das Barras, Figueirinha, Fonte Longa de Baixo, Fonte Longa de Cima, Fráguas, Garcia Freire, Herdade da Pena, Herdade do Montinho, Herdade das Soberanas de Baixo, Herdade Grande, Janela, João da Loira, Lavandeira, Monte da Serra, Monte da Vinha, Monte das Canas, Monte das Peras, Monte do Outeiro, Monte Novo, Montinho, Mortais, Murcela, Nossa Senhora do Bom Sucesso, Olival, Pampilhais, Pena, Pílulas, Pombal, Quinta de D. Paula, Ranhão, Reguengo, Responsa, Reboredo, S. João, S. Soeiro, Serrinha, Sesmaria, Soberanas do Meio, Vale Bom, Vale de Cântaros, Vale de Médico, Vale de Paraíso de Baixo, Vale de Paraíso de Cima, Vale de Paraíso do Meio, Vale de Ursa, Vale do Gaio, Vale do Hospital, Vale do Sobrigo e Varatojo; dsa hortas: Ameixas, Borralho, Cabral, Freiras, Mós, Pessanha, Pinheiro, S. João e S. Roque; e dos sítios: Monte da Sesmaria da Francesa, Monte de S. João e Rio de Moinhos.
Custodial history
Esteve na posse da igreja paroquial até à criação do Registo Civil (D.G nº 41 de 20/02/1911), data em que são obrigadas a entregar os livros de registo paroquial nas repartições do Registo Civil. Segundo o decreto nº 19952 de 27/06/1931 toda a documentação das conservatórias passa para a custódia do Arquivo Nacional da Torre do Tombo até à criação do Arquivo Distrital de Setúbal, por decreto nº 46350 de 22 de Maio de 1965. A documentação referente a esta paróquia esteve na posse dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo até dar entrada neste Arquivo Distrital em 7/7/1969.
Acquisition information
Incorporações provenientes da Conservatória do Registo Civil de Alcácer do Sal em 1974, 1978, 1991, 2002, 2006 e 2013.
Scope and content
Este fundo é composto por livros de registos de baptismos, casamentos, óbitos e reconhecimentos e legitimações. O número total de livros inclui originais e duplicados.
Accruals
Incorporações periódicas, em cumprimento do estabelecido no art.º 38 do Código do Registo Civil, que determina que de cinco em cinco anos sejam incorporados os livros com mais de cem anos, contados a partir da data do último assento.
Arrangement
Organização funcional. Ordenação cronológica dentro das séries.
Language of the material
Português
Other finding aid
PORTUGAL. Arquivo Distrital de Setúbal-DigitArq [Em linha].Setúbal: ADSTB, 2009- .[Consult. 12 jan. 2012]. Atualização diária. Disponível em WWW:URL:http://adstb.dgarq.gov.pt
Alternative form available
Documentação disponível, na totalidade, em formato digital [Em linha]. Disponível em WWW:URL:http://digitarq.adstb.arquivos.pt
Notes
Nota ao campo História Administrativa.

As fontes para a História administrativa foram:

Inventário colectivo dos registos paroquiais. [Lisboa] : Arquivos Nacionais/ Torre do Tombo, 1993-1994.

COSTA, Américo - Dicionário Corográfico de Portugal Continental e Insular. Lisboa, 1936. - 12 vols.

Data da descrição: 2006